7 vantagens das plataformas de gestão da produtividade na obra

O baixo desempenho da mão de obra é um dos principais fatores que impactam a margem de lucro e o potencial de crescimento das empresas do setor de construção civil. Felizmente, a tecnologia pode ajudar a mudar esse cenário. De acordo com um relatório da consultoria McKinsey, a construção civil global pode aumentar em US$ 1,6 trilhão seu valor agregado se passar por uma revolução da produtividade na obra. 

Nesse sentido, um passo importante é a adoção de plataformas de gestão da produtividade no canteiro de obras, como a Mentor Construção. Apresentamos a seguir 7 vantagens que esse tipo de tecnologia proporciona. Confira! 

1. Apontamentos in loco

Já é possível fazer a gestão da produtividade do canteiro de obras em tempo real. Com os apontamentos in loco, feitos no tablet ou celular, o processo de controle ganha em agilidade e segurança.

Na plataforma Mentor Construção, os apontamentos podem ser realizados à medida que as tarefas são iniciadas e/ou concluídas. Dessa forma, elimina-se a necessidade de fichas em papel. Além disso, aumenta-se a eficiência e a agilidade nos apontamentos com a geração e o compartilhamento, em tempo real, de indicadores de produtividade.

2. Endereçamento de tarefas

Com a funcionalidade de endereçamento, são eliminadas as possibilidades de falhas em registros de tarefas já medidas. A Mentor Construção dispõe de um eficiente controle de apontamentos por endereçamentos, onde as tarefas são vinculadas a endereços e locais, impedindo apontamentos em duplicidade e garantindo maior confiabilidade nas informações geradas.

3. Integração com o orçamento de obras

Você faz o comparativo entre o custo orçado e o realizado a cada serviço executado? A Mentor Construção possibilita a vinculação das tarefas/produções com o orçamento de obra. Desta forma, é possível gerar relatórios comparativos entre os custos orçados e realizados, por serviço, estabelecendo uma eficiente gestão orçamentária de mão de obra.

4. Dashboard gerencial 

Com o dashboard, os gestores são capazes de identificar desvios de desempenho, podendo atuar preventivamente, eliminando a ociosidade e aumentando a performance operacional, diminuindo expressivamente os custos com mão de obra. A Mentor Construção dispõe de um dashboard completo, capaz de refletir o real desempenho da produtividade da mão de obra, permitindo uma leitura gerencial simples e objetiva. 

5. Aprovação de apontamentos

Todos os apontamentos realizados na Mentor Construção podem passar por validações. Dessa forma, pode-se estabelecer um rigoroso sistema de controle na liberação dos apontamentos, que deverão ser aprovadas por um ou mais usuários que forem detentores das devidas alçadas de aprovação.

6. Gestão de mão de obra própria e de terceirizados

Você ainda controla as medições dos seus terceirizados através de planilhas em Excel? A Mentor Construção permite o cadastro e controle de terceirizados. Permite ainda o monitoramento dos serviços realizados pelas equipes dessas empresas, possibilitando o mesmo nível de eficiência na gestão da sua mão de obra própria e dos terceirizados.

7. Integração com o ponto eletrônico

Através da integração com o ponto eletrônico, são obtidas estimativas dos resultados parciais da sua folha de pagamento ao longo do mês. A Mentor Construção dispõe de ferramenta que possibilitam o registro de frequência e horas extras. Elas podem ser inseridas de forma manual ou integradas com o ponto eletrônico. Com essas informações, o software estima o salário parcial do colaborador e compara com a produção registrada, gerando os extratos de produtividade e indicando os colaboradores produtivos e improdutivos.


Viu quantas vantagens? Quer aumentar a produtividade na sua obra? Clique aqui e solicite uma demonstração da Mentor Construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *