Você sabe como calcular a improdutividade da sua obra?

A improdutividade no canteiro de obras é uma realidade facilmente encontrada nas diferentes áreas da construção civil. Por isso, as construtoras devem buscar métodos e ferramentas para aumentar a produtividade.

Também é importante entender as causas da improdutividade e como ela afeta os envolvidos.

O que é improdutividade e suas causas 

A improdutividade no canteiro de obras refere-se ao baixo desempenho individual dos colaboradores ao longo da execução de um projeto. Ou seja, o trabalhador está produzindo menos do que deveria durante o expediente.

Por isso, é importante que os gestores de obras acompanhem o trabalho de cada um para saber se eles estão realizando as suas tarefas da maneira adequada e também no prazo previsto.

Se isso não estiver acontecendo, o gestor deve verificar o que há de errado. O trabalhador pode estar com dificuldade de fazer a tarefa porque desconhece o processo. Ou o mau desempenho de outro colaborador está interferindo na sua atividade, por exemplo.

No entanto, por mais que no canteiro de obras seja possível identificar a improdutividade da equipe, a sua causa, em geral, antecede a fase de execução do projeto. Assim, a origem do problema costuma aparecer na fase de planejamento.

Afinal, essa etapa é de grande relevância para garantir que as atividades posteriores ocorram como o esperado. Desse modo, se o planejamento não estiver alinhado com as condições da empresa, a improdutividade nas fases é inevitável.

Como ela afeta construtoras e engenheiro

Quando a improdutividade toma conta da construção, tanto os empresários da construtora quanto o engenheiro responsável pela obra são afetados. No caso do engenheiro, o seu trabalho fica comprometido, pois ele não consegue cumprir o cronograma que criou para o projeto.

Por consequência, o trabalho de toda a equipe também é prejudicado, causando um tipo de efeito dominó. Já o empresário, que investe na construção e precisa que o cronograma seja atendido para entregar a obra para o seu cliente no prazo definido, pode ter prejuízo financeiro com multas devido ao atraso. E a reputação da sua empresa fica manchada.

Desvantagens da improdutividade no Brasil 

Quando a improdutividade na construção civil prejudica empresas do setor, o cenário reflete diretamente na economia brasileira. Desse modo, o país como um todo sofre os prejuízos da falta de produtividade nos canteiros de obra.

Seja porque o atraso na construção de imóveis não deixa os compradores usufruírem do bem pelo qual estão pagando ou mesmo já pagaram, levando à insatisfação dos consumidores. Seja porque a obra de uma ponte demora a ser concluída e impede que o trânsito local seja restaurado, aumentando o risco de acidentes.

Enfim, de uma forma ou outra a população é afetada. Além disso, os atrasos nas entregas gera um grande aumento de ações judiciais, bem como os já citados prejuízos financeiros para incorporadoras e construtoras.

Além disso, a improdutividade promove desperdício de matéria-prima e, por consequência, impacto ambiental. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, indica que a mão de obra do setor no Brasil é 30% menos produtiva do que em outros países.

Como a Mentor Construção combate a improdutividade 

Um grande aliado ao combate da improdutividade é o uso da tecnologia, como plataformas inteligentes que ajudam no gerenciamento de obras para que elas se tornem mais eficientes. 

A Mentor Construção é uma plataforma inteligente que permite ao gestor controlar a mão de obra própria e terceirizada, assim como a produção e os custos do projeto. Todo o acompanhamento é integrado e muito simples de usar.

Assim, os gestores de obras conseguem controlar em tempo real tudo o que é executado e identificar focos de improdutividade. E a partir disso, corrigir desvios, eliminar a ociosidade e aumentar o desempenho da equipe.

Com o Mentor Construção é possível reduzir em até 70% a improdutividade no canteiro de obras e eliminar em até 90% os retrabalhos.

E você? Sabe como medir a produtividade no canteiro de obra? Baixe o ebook para acessar informações sobre improdutividade. Basta clicar aqui. O ebook é gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *