Nos últimos anos, é possível perceber como a inovação tecnológica está impactando o setor da construção civil. Desse modo, o setor passa por uma evolução constante e deixa de ser rotulado como extremamente conservador para se tornar inovador.
Essa mudança se deve em grande parte pelo uso de novas tecnologias, que ajudam a melhorar as construções de maneira a beneficiar todos os envolvidos. Ou seja, não só os empresários do setor, como também os colaboradores e as pessoas que usufruírem das obras depois de prontas.
Dimensões do setor e expectativas
A CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, importante entidade do setor, acompanha a sua evolução através de indicadores nacionais. Conforme a entidade, a construção civil deve crescer 2,5% em 2023, além do crescimento se manter ao menos nos próximos três anos.
Essa expectativa positiva é o resultado de uma evolução constante nos últimos dois anos, assim como da demanda habitacional que se mantém sólida. Mesmo que o crescimento atual não seja o ideal, devido a vários fatores, inclusive, a pandemia do coronavírus, a tendência é que o setor ganhe fôlego este ano.
Mas isso apenas vai acontecer se as empresas investirem em produtividade para se tornarem mais competitivas, o que exige desenvolvimento tecnológico. Em outras palavras, inovação, com o uso de ferramentas que garantam total eficiência para o canteiro de obras.
Vantagens do avanço da construção civil
Apesar dos altos e baixos de alguns períodos, o mercado imobiliário vem crescendo desde 2017. O cenário positivo para o setor reflete na população de igual maneira, afinal, quando a construção civil está em alta, o número de vagas de emprego também aumenta. Ainda segundo a CBIC, o setor gerou mais de meio milhão de empregos com carteira assinada em pouco menos de dois anos.
Além disso, o avanço da construção civil impacta a vida de todas as pessoas, já que ao inovar, as obras passam a atender às novas necessidades de quem deseja adquirir um imóvel. Inclusive, no que diz respeito a ambientes mais amplos e conectados e que prezam pela sustentabilidade e qualidade de vida.
Tecnologias aplicadas na construção civil
Se depender das ferramentas tecnológicas disponíveis para o setor, a construção civil consegue manter o seu crescimento para os próximos anos. Isso ocorre porque existe um grande número de startups que atuam dentro da cadeia de valor da construção e do mercado imobiliário.
Elas oferecem soluções tanto na área de projeto e viabilidade, quanto de construção e aquisição de imóveis e propriedade em uso. De acordo com estudo da Terracotta Ventures, empresa de venture capital com foco nessa indústria, houve um crescimento de 282% no número de startups do setor nos últimos seis anos.
Em 2022, o aumento foi de 13,82% em relação ao ano anterior de startups ativas nas diferentes áreas. Além disso, a perspectiva de novos investimentos indica que os próximos anos serão de crescimento para as tecnologias que atendem a construção civil.
Plataformas para cada estágio da obra
Entre as opções de plataformas para acompanhar os vários estágios da obra, a Mentor Construção possui foco na gestão inteligente. Assim, ajuda o gestor na hora de controlar as equipes e os terceirizados, bem como na inspeção de qualidade e na programação de trabalho.
As grandes empresas acreditam e apoiam essa mudança, como a Andrade Gutierrez, que é um importante case de sucesso da Mentor Construção. Com a plataforma, a empresa digitalizou o canteiro de obras, otimizando tempo e recursos, além de contribuir com a tomada de decisão dos gestores.
Outros cases de sucesso podem ser encontrados aqui. E mais, a Mentor Construção já foi agraciada com o Prêmio Produtividade do Mesmo Lado e está concorrendo novamente este ano. O prêmio tem o intuito de incentivar e valorizar as empresas que se dedicam ao setor da construção civil e realizam um trabalho com competência.
Atuamos com obras de médio a grande porte em todo Brasil, especialmente, obras habitacionais, de infraestrutura e industrial. Agende uma demonstração gratuita através do whatsapp do nosso site para ver como funcionam os módulos.