A nova realidade da indústria da construção: a corrida por um gerenciamento mais eficiente da mão de obra

O ciclo PDCA é um conhecido método de Gestão que é amplamente utilizado para a melhoria contínua nos processos produtivos das empresas.

No entanto, no setor da construção civil, muitas construtoras ainda estão paradas no tempo em relação a melhoria de seus processos, principalmente no que tange a gestão de desempenho da mão de obra.

Pode parecer exagero, mas em pleno século XXI ainda existem empresas que não controlam a produtividade de seus colaboradores, pois estão mais focadas no gerenciamento de materiais ou de outros processos, do que em seu recurso mais significativo, que é a mão de obra.

Gestão de produtividade no canteiro de obras

Uma boa gestão aplicada a análise de resultados é o caminho ideal para a melhoria de processos. Por isso, a implantação do regime de produtividade nos canteiros torna-se essencial na análise de desempenho dos colaboradores.

Isso ocorre por que esse regime incorpora o modelo de meritocracia, que é conceituado por premiações com base no mérito de cada indivíduo. Isso faz com que a mão de obra se sinta mais motivada na busca por resultados.

Além disso, quando a gestão é feita por equipe, em que a produção total dela será distribuída a cada componente, é gerado uma motivação interna entre os colaboradores, acompanhada do sentimento de cobrança entre eles, para que não deixem a desejar no desempenho individual, pois se um membro da equipe não estiver empenhado, todos serão prejudicados.

Com isso, a competitividade torna-se evidente na rotina dos colaboradores. No entanto, o tema ainda é pouco explorado no Brasil, que ocupa a 71ª posição do total de 141 países, no ranking global de competitividade, elaborado pelo fórum econômico mundial.

O baixo progresso da produtividade é apontado como principal motivo dessa queda, segundo o Secretário Especial da Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Costa

Por isso, quando não existe incentivo a competitividade e avaliação de desempenho, como é possível analisar quem dedicou-se mais e quando houve pouca dedicação? – Sem indicadores é impossível analisar o desempenho da mão de obra.

Por que grande parte das empresas não aplicam melhorias de gestão para a mão de obra?

Em estudo realizado pela Ernst e Young sobre os desafios e tendências da produtividade na construção civil no Brasil, foram entrevistados diversos profissionais do setor, onde foi atestado que uma parcela importante (41%) destes não utilizam indicadores de forma consistente para o controle de produtividade.

Esse estudo ainda revela que essa baixa utilização se deve à dificuldade na coleta de dados e a comparação entre empreendimentos que possuem características muito específicas, diferentes para cada obra.

No entanto, quando questionados sobre o foco nos próximos anos para o aumento da produtividade na construção civil, estes profissionais indicaram que haverá maior prioridade para o aprimoramento do planejamento e em métodos de gestão .

Essa observação é pertinente, porém é notório que na construção civil grande parte dos envolvidos ainda não investe ou não conhece ferramentas de gestão que podem auxiliar na coleta de dados e na análise de indicadores de produtividade.

O auxílio da tecnologia para melhoria nos processos de produção


A tecnologia tem sido o principal investimento das grandes construtoras, que estão continuamente buscando a melhoria de seus processos.

Por outro lado, ainda existem empresas que controlam a mão de obra através de planilhas, utilizando fichas de papel para coleta de dados em relação aos serviços executados. Isso pode ocasionar diversos problemas, como a perca das informações, em virtude da grande quantidade de fichas, ou dados que podem ser inseridos de forma incorreta nas planilhas.

Por isso, investir em tecnologia é essencial para a otimização dos processos e crescimento considerável das construtoras, pois contribui de forma significativa na redução de vários problemas, atuando na eliminação das fichas de papel e na insegurança das informações compartilhadas através de planilhas.

Mesmo o controle de produtividade  sendo um desafio e tanto, hoje é possível gerenciar toda a mão de obra através de uma plataforma completa, que fornece indicadores e auxilia na tomada de decisões, antes que os problemas aconteçam.

Estou falando da plataforma Mentor Construção , onde você consegue avaliar a produtividade da sua mão de obra de forma eficiente, com tecnologia de fácil implementação.

Você sabia que com o aplicativo da Mentor  é possível controlar a mão de obra através do seu celular, conectado ou não a internet?

Além disso, na plataforma você ainda verifica o desempenho dos seus líderes operacionais, já que através do Dashboard , é avaliado o desempenho dos encarregados de acordo com o resultado dos colaboradores que eles gerenciam.

Você ainda pode fazer um melhor  controle orçamentário da mão de obra , pois na plataforma Mentor Construção é possível apropriar o custo de mão de obra em cada linha orçamentária de acordo com as tarefa apontadas.

Através da tecnologia você vai conseguir controlar de forma eficiente o desempenho da sua mão de obra, pois a Mentor Construção é a plataforma mais completa, e conta com a solução mais eficaz no controle de produtividade da mão de obra.

Faça como os nossos clientes (conheça um dos nossos Cases de Sucesso), que reduziram consideravelmente os custos com mão de obra, através da digitalização do processo de produção e uma gestão baseada na meritocracia e indicadores de resultado.




Alcindo Mousinho
Head de Sucesso do Cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *