A Construção Civil é uma das indústrias mais conservadoras do país e o preço desse conservadorismo custou muito caro ao longo dos anos. Atualmente, o Brasil é o 56° no Ranking de Produtividade Global em construção – a construção brasileira tem produtividade 68,3% inferior à produtividade da economia no Brasil e representa apenas 20,3% da produtividade americana segundo o estudo da Conference Board divulgado pela FGV.
Mas nos últimos anos, este cenário de conservadorismo vem mudando, puxado principalmente pelo incentivo a inovação e pelo movimento das Construtechs. E hoje, quando falamos de empresas inovadoras na Indústria da Construção, um dos primeiros nomes que se destaca no cenário nacional é o da Construtora Andrade Gutierrez, que já vem sendo premiada por três anos consecutivos como uma das empresas mais inovadoras do setor. Uma das ações que mais representa esse movimento é a criação do programa de inovação aberta Vetor AG, que busca soluções inovadoras para as obras e áreas corporativas da Andrade Gutierrez, além de ser o ponto de conexão da empresa com as soluções inovadoras do mercado.
E foi através do programa Vetor AG que a Andrade Gutierrez e a Construtech Mentor Construção iniciaram uma parceria, com o objetivo de digitalizar e aumentar a eficiência da produção nos canteiros de obras – foco da solução desenvolvida pela Construtech, que foi vencedora, no ano de 2020, do prêmio “Produtividade do Mesmo Lado”, promovido pela ABRAINC e realizado no fórum internacional de Inovação e Liderança.
“A Construção Civil é a indústria brasileira com mais oportunidades de melhorias quando o assunto é produtividade. E utilizar a inovação como ferramenta transformadora é, sem dúvidas, o melhor caminho. Mas a maioria das empresas ainda precisam entender que inovar é mais do que utilizar a tecnologia, inovar se trata de cultura criativa, de estar aberto ao novo, tantos nos benefícios como nas dores da arte de inovar. E nisso a Andrade Gutierrez é um exemplo a ser seguido.”
Jayron Barros Araújo
CEO – Mentor Construção
A Mentor Construção é uma plataforma de gerenciamento de equipes que integra produção, qualidade e o custo da mão de obra operacional, e que promete ajudar Construtoras a reduzir em até 70% os desperdícios (improdutividade) da mão de obra e eliminar em até 90% dos retrabalhos nos canteiros de obras, por meio da digitalização dos processos e da utilização de inteligência de dados.
A parceria entre Andrade Gutierrez e Mentor Construção iniciou no ano de 2021, e desde então vem sendo exemplo de inovação e inclusão digital em um dos setores mais conservadores do país. Com a utilização da plataforma, a Construtora consegue definir e acompanhar as metas semanais da produção de cada um dos seus encarregados de forma digital, eliminando totalmente a utilização de papel no gerenciamento do processo produtivo. Além de que, os próprios encarregados conseguem visualizar suas metas e registrar as ocorrências dos desvios da produção via AppMentor. E dessa forma, todas as rupturas do processo produtivo podem ser acompanhadas em tempo real, podendo ser solucionadas de forma mais ágil, reduzindo os desperdícios e aumentando a eficiência operacional.
“A nossa plataforma trabalha com inteligência de dados, e utilizando tecnologias de ponta e altamente escaláveis, conseguimos entregar informações estratégicas em tempo real. A Mentor Construção foi desenvolvida para ser utilizada pela alta direção, engenheiros e até o chão de fábrica, incluindo encarregados e operários.”
Antônio Gerdan Dourado Pesso
CTO – Mentor Construção