Um PACOTE DE TRABALHO nada mais é do que uma unidade organizacional que determina uma entrega específica. E ele é composto sempre por uma tarefa vinculada a um determinado local. Ou seja, o PACOTE DE TRABALHO deve sempre indicar o que deve ser executado, e onde deve ser executado.
Vamos para um exemplo prático! Primeiro vamos entender o conceito de localização ou também comumente chamado de endereçamento de tarefas.
Vamos utilizar, como exemplo, um empreendimento composto por três torres de apartamentos – Torre A, Torre B e Torre C. Cada torre tem uma nomenclatura específica, e no nosso exemplo, vamos destacar a Torre A.
A Torre A, por sua vez, tem vários pavimentos, e destacamos como exemplo, o 5° pavimento, que por sua vez, também é composto por vários apartamentos, o qual destacamos o apartamento 08. Observem, que o conjunto Torre, Pavimento e Apartamento, formam uma localização específica.
Dessa forma, sempre que formos determinar onde uma tarefa ou serviço deverá ser realizado, devemos indicar a sua localização específica, e esse conjunto tarefa/localização é o que denominamos de PACOTE DE TRABALHO
Na plataforma MENTOR CONSTRUÇÃO, podemos realizar uma hierarquia de endereçamento de até 3 níveis, sendo eles: do maior para o menor nível respectivamente: Etapa, Endereço e Local. Dessa forma, caso fossemos cadastrar o empreendimento que exemplificamos na plataforma mentor:
O Nível Etapa seriam as Torres; O Nível Endereço seriam os Pavimentos e o Nível Local seriam os Apartamentos
Quando definimos uma programação de uma tarefa a ser executada, e especificamos o local exato da execução, temos então o conceito prático de um PACOTE DE TRABALHO.
Entender esse conceito é muito importante, pois ao elaborar o planejamento de curto prazo, geralmente quebramos as atividades do planejamento em subatividades (pacotes de trabalho) que são “pequenas entregas” mensuráveis, que facilitam a divisão das tarefas entre as equipes e o acompanhamento dos serviços. Logo, é muito mais simples delegar e controlar a terminalidade da execução do piso cerâmico de um apartamento, do que de um pavimento inteiro.
Em conclusão, te convido a assistir um vídeo explicando na prática sobre este tema. O mesmo encontra-se em nosso canal do Youtube, na playlist: Série Obras Inteligentes.
Clica aqui, assista na íntegra e já se inscreve para não perder nenhum episódio.
Solicite, agora mesmo, uma demonstração gratuita para conhecer os módulos da Mentor Construção. Basta clicar aqui.