A Mentor Construção conta com uma plataforma para gerenciar o canteiro de obras, que garante a otimização de todo o trabalho executado. Por isso, está lançando mais uma novidade, a Planilha RUP para os gestores de obras. Ela pode ser acessada e utilizada de forma gratuita. Leia mais para ver como.
A planilha da Mentor Construção está totalmente automatizada, tornando muito simples o trabalho de quem for usá-la.
O que é Planilha RUP – Razão Unitária de Produção na Construção Civil
A Planilha de Cálculo de RUP – Razão Unitária de Produtividade, também conhecida como Planilha de Cálculo de Produtividade de Mão de Obra é uma ferramenta essencial no canteiro de obras. A sua função é medir justamente esse indicador de eficiência, que se trata de um dado fundamental para quem gerencia as equipes em uma construção.
Para tanto, a Planilha RUP traz uma metodologia onde o usuário consegue incluir a quantidade de trabalhadores que executam determinada atividade e o número de horas que passaram executando-a durante o expediente. Com isso, é possível fazer o cálculo da produtividade média em um determinado período de tempo.
Em outras palavras, a Planilha RUP apresenta a quantidade de horas trabalhadas X o total da produção. Assim, o gestor da obra consegue obter o resultado referente ao RUP do seu canteiro de obras.
Para quem e para que serve?
Engenheiros e demais profissionais que são responsáveis pelo trabalho das equipes no canteiro de obras se beneficiam com a Planilha RUP. Isso ocorre porque ela ajuda o profissional a identificar como está a performance do seu time e, a partir disso, avaliar o seu nível de produtividade.
Caso ele entenda que está abaixo do esperado, pode identificar quais são os motivos e, então, criar estratégias para que a produtividade seja otimizada e o trabalho realizado com mais empenho. Assim, a Planilha RUP ajuda ainda a planejar melhor a obra e a prever o orçamento necessário para cada etapa.
Desse modo, é possível garantir a satisfação de todos os envolvidos na construção. Tanto os colaboradores que podem realizar as suas tarefas com mais eficiência quanto os empresários que ganham mais lucratividade nos seus negócios.
Como calcular a produtividade dos canteiros de obra
Para calcular a produtividade dos canteiros de obra é preciso reunir algumas informações, como o número de trabalhadores que estão executando o serviço que se quer avaliar, o número de horas trabalhadas por dia e o período de dias a ser analisado.
Também é preciso conhecer a produção do período, ou seja, a quantidade de serviço executado, como x metros quadrados, por exemplo. Esses são os dados que precisam ser incluídos na Planilha RUP.
Ao fornecê-los, é possível obter a Razão Unitária de Produção dos trabalhadores, em outras palavras, quanto do serviço eles fizeram por hora, assim como a RUP diária geral. Portanto, ao acrescentar essas informações ao longo dos dias, consegue-se ter uma visão mais clara da performance do time.
Afinal, fica mais fácil comparar a produtividade de cada dia e identificar quais foram as de maior e de pior produtividade e também conhecer a média de trabalho realizado. Esses dados são essenciais para entender a dinâmica do canteiro de obras e torná-lo mais eficiente.
Clique aqui para baixar a Planilha RUP gratuitamente e totalmente automatizada da Mentor Construção.