Você fazia ideia de que as construções realizadas no Brasil envolvem uma mão de obra 4 vezes maior que a presente nos canteiros dos países desenvolvidos? Este é um importante sinal do quanto é necessário investir em incremento de produtividade na obra.
A verdade é que a baixa produtividade é uma das grandes dores da construção civil como um todo. Isso é o que constata o estudo da McKinsey & Company, uma das principais players mundiais em consultoria. O relatório, de 2017, situa o desafio de se tornar mais produtivo como o grande passo para que o setor realize sua gigantesca vocação econômica.
E um dos caminhos mais curtos para chegar lá, como você vai entender lendo esse texto, é investir mais em tecnologia e ferramentas de gestão da produtividade.
Como aumentar a produtividade na obra?
Essa orientação vem de um especialista, também da McKinsey & Company. Kevin Nobels, do ramo brasileiro da consultoria, acredita que a construção civil brasileira pode ser 50% mais produtiva investindo em tecnologia.
O país, infelizmente, de acordo com o estrategista, regride, desde 2015, em se tratando da produtividade na obra. Um processo que aumentou 80% o custo, com atrasos de quase 20 meses nas entregas, quando analisado um recorte de 100 mega projetos brasileiros.
E a rota para melhorar esses índices, segundo Nobels, passa por startups e aposta massiva em inovação, como a plataforma Mentor Construção, que coleciona excelentes resultados.
Fique por dentro da plataforma ideal
Com um conjunto de funcionalidades que permite medir a produtividade de cada trabalhador do canteiro, na palma da mão e em tempo real, é possível reduzir em até 30% as despesas com mão de obra. Isso tudo a partir de um dashboard gerencial altamente intuitivo e que permite melhoria contínua dos processos.
É o mecanismo certo para que construtoras e gestores de obras trabalhem com mais inteligência, tocando canteiros com custos reduzidos, além de cumprir orçamentos e cronogramas.
A plataforma Mentor Construção permite apontamento de tarefas in loco, diretamente do celular ou tablet, com acompanhamento on-line. E também é possível a definição de endereços e locais, com a segurança de que não haverão registros em duplicidade.
O controle de frequência e horas extras é outra atividade realizada diretamente no software. O que resulta num sistema de ponto eletrônico que ainda automatiza o cálculo de salário e mede produtividade, a partir de uma escala gerada automaticamente.
Gestão financeira prática e certeira
Todos estes dados subsidiam os gestores na aprovação de folhas de pagamento e produção, feitas a partir de um módulo específico da plataforma, no qual são definidas até 3 alçadas de análise. No caso de canteiros que envolvam terceirizados, a produtividade na obra é monitorada com a mesma eficiência, a partir do cadastro dos prestadores de serviço. É o fim das complicadas planilhas de excel para acompanhamento de mão de obra externa.
E esse conjunto de funcionalidades atua de forma integrada ao orçamento da obra, com geração de relatórios comparativos. Dessa forma, a análise do cumprimento das previsões de gastos também acontece de forma super prática e em tempo real. É alto desempenho na gestão orçamentária da mão de obra.
Se você busca acabar com a improdutividade dos seus canteiros, conduzindo obras sem ociosidade e com resultados impressionantes, conheça agora a plataforma Mentor Construção. Somos o software mais completo e inteligente para a gestão da produtividade que você vai encontrar na indústria da construção. Clique aqui e solicite uma demonstração.