Tecnologia nos canteiros de obras: conheça 3 benefícios que impactam os colaboradores

Quando a tecnologia é aplicada nos canteiros de obras não só os empresários são beneficiados com uma maior agilidade na construção e na lucratividade do negócio. Todos os envolvidos ganham, inclusive, os colaboradores da construtora.

Desse modo, a gestão tecnológica no setor da construção civil é um investimento essencial. Além de aumentar a produtividade nos canteiros de obras, garante a satisfação da construtora, gestores e operários.

1 – Extratos e indicadores de produção 

Um dos principais benefícios, que impactam os colaboradores com o uso de tecnologia no canteiro de obras, é a possibilidade de medir a produtividade de cada um. As plataformas que auxiliam a gestão do trabalho no setor da construção civil permitem a geração de extratos e indicadores de produção dos operários de maneira individual.

Desse modo, o trabalhador não precisa se preocupar se outros membros da equipe estão deixando a desejar ao realizarem suas funções. Afinal, com esse recurso, o gestor sabe quem são os profissionais com bom desempenho e podem cobrar dos menos produtivos uma melhora de performance.

Assim, o trabalhador com boa produtividade pode focar na execução das tarefas que lhe cabem sem ter receio que o baixo desempenho de outros operários afetam os seus resultados.

2 – Premiação dos colaboradores mais produtivos

Outra vantagem do uso da tecnologia no canteiro de obras é que os gestores podem premiar os colaboradores mais produtivos. Conseguir mensurar o desempenho de cada profissional permite essa estratégia, que tem potencial para ser muito eficiente, já que motiva a maior produção da equipe.

E, por consequência, reduzir a improdutividade durante a construção. Dessa maneira, além de incentivar que os profissionais dediquem-se com mais empenho as suas tarefas, a construtora se beneficia com uma obra mais rápida.

A maior agilidade pode representar menos custos e o crescimento da sua credibilidade frente aos compradores que aguardam o encerramento da construção. 

3 – Relatórios e dashboards com históricos

Ferramentas tecnológicas, como plataformas de gestão do canteiro de obras, têm o benefício ainda de oferecer relatórios e dashboards. Eles podem apresentar o histórico de produtividade e improdutividade por período.

Ao identificar esses períodos, em que a equipe desempenhou com maior ou menor empenho as suas funções, o gestor da obra pode investigar as causas de ambas as situações. E assim criar ações para que os causadores da improdutividade não se repitam.

Da mesma forma, é possível identificar o que foi feito que levou a uma maior produtividade e garantir que os próximos períodos tenham um desempenho igual ou até mesmo melhor. 

Vantagens do Módulo de Controle de Equipes

A Mentor Construção é uma plataforma de gestão de canteiro de obras que oferece diferentes módulos, cada um com uma funcionalidade. Entre eles, está o Módulo de Controle de Equipes, muito vantajoso para acompanhar o trabalho dos colaboradores.

Afinal, com o software é possível realizar os apontamentos de produção das equipes através do seu aplicativo, sem a necessidade de usar planilhas e fichas que são pouco práticas. 

Além disso, depois de enviar as informações para a plataforma, extratos e indicadores são gerados e mostram a produção de cada equipe e colaborador. Ou seja, o gestor da obra consegue identificar os operários que estão cumprindo as tarefas de maneira adequada e quem são aqueles com baixo desempenho. 

A partir de então, é possível averiguar o caso e tomar as medidas cabíveis. A Mentor Construção permite reduzir em até 70% a improdutividade do canteiro de obras e até 90% os retrabalhos. Isso tudo graças à digitalização dos processos e ao uso de inteligência de dados.

Se você quer medir a improdutividade no canteiro de obra que gerencia, baixe agora mesmo o nosso ebook gratuito. Basta clicar aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *